A ATRATIVIDADE DA NOSSA INDÚSTRIA


Sendo o setor hoteleiro uma indústria facilmente identificável e de grande importância para o respectivo país, este envolve uma ampla secção de atividades hoteleiras. Englobando assim, todos os fins provenientes das viagens de lazer e de negócios. A HAS está inserida nas atividades hoteleiras como uma ferramenta que permite um serviço mais personalizado, flexível e sustentável. Consequentemente, este permite acrescentar valor às unidades hoteleiras.



No geral, o sector hoteleiro está inserido num ambiente de negócios único que afeta todos os seus participantes. Porter (2008) afirma que existem cinco factores que influenciam a indústria de acordo com os seus concorrentes: (1) Poder de negociação dos clientes (Bargainig power of buyers); (2) Poder de negociação dos fornecedores (Bargaining power of suppliers); (3) Ameaça de entrada de novos concorrentes (Threat from new entrants); (4) Ameaça de entrada de substitutos (Threat of substitutes); (5) Rivalidade entre concorrentes (Rivalry among existing competitors) (Porter, 2008).

Para a HAS, isto significa que a sua indústria apresenta-se como:

Poder de negociação dos clientes (Bargainig power of buyers) (Alto/High)
  • Fácil acesso às diferentes ofertas disponíveis no mercado que resulta em uma eliminação de intermediários;
  • Internet Businesses que descobrem as melhores ofertas, o que resulta em uma diminuição nos custos de mudança assim como a fidelidade;
  • Grandes expectativas nas novas inovações tecnológicas e na respectiva experiência com o produto/serviço.

Poder de negociação dos fornecedores (Bargaining power of suppliers) (Médio/Medium)
  • As unidades hoteleiras apresentam alguma dependência dos seus fornecedores. No entanto, não é o suficiente para apresentar grande perigo à empresa, pois apresentam baixos custos de mudança;
  • Podem existir problemas legais relacionados com o uso de aplicações digitais (ex. Proteção de dados e hackers).

Ameaça de entrada de novos concorrentes (Threat from new entrants) (Alto/High)
  • A entrada de novos negócios pode ser feita facilmente, devido aos diferentes níveis de comodidades e de serviços digitais;
  • Maior facilidade na criação de plataformas digitais;
  • Novas estratégias de angariação de clientes. 

Ameaça de entrada de substitutos (Threat of substitutes) (Alto/High)
  • Grandes hipóteses de se iniciarem novos negócios e terem sucesso, devido aos diversos tipos de serviços, comodidades e preços. Adicionalmente a internet amplia a escolha;
  • Inovação na tecnologia, marketing, apoio ao cliente e nas mais diversas atividades hoteleiras;
  • Baixos custos de troca de uma unidade para outra.

Rivalidade entre concorrentes (Rivalry among existing competitors) (Alto/High)
  • Existência de diversas ofertas nos canais online, o que faz com que as unidades hoteleiras baixem o preço ou serviços para criar vantagem sobre os seus concorrentes;
  • Criação de novos modelos digitais low-cost;
  • Tanto o mercado hoteleiro, como o mercado digital estão altamente expostos, permitindo assim às empresas, uma constante análise e acompanhamento dos seus concorrentes.

Podemos concluir, que a indústria hoteleira atua sobre um extenso ambiente económico. Na oferta de unidades hoteleiras encontra-se uma vasta diversidade de ofertas, onde terão que estar sempre a par das últimas inovações para serem bem sucedidas. A HAS, situa-se nesta indústria com o objetivo de melhorar os serviços das unidades hoteleiras, tanto para as empresas, como para os seus hóspedes.

No próximo post iremos falar sobre a estratégia de marketing da HAS. Estejam atentos!

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Referência: 
Porter, M. (2008) "The five competitive forces that shape strategy", Harvard Business Review, Vol. 86 No 1, pp. 78-93

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