A ATRATIVIDADE DA NOSSA INDÚSTRIA
Sendo o setor hoteleiro uma indústria facilmente identificável
e de grande importância para o respectivo país, este envolve uma ampla secção de atividades hoteleiras. Englobando assim, todos os fins provenientes das viagens de lazer e de negócios.
A HAS
está inserida nas atividades hoteleiras como uma ferramenta que permite um
serviço mais personalizado, flexível e sustentável. Consequentemente, este permite
acrescentar valor às unidades hoteleiras.
No geral, o sector hoteleiro está inserido num ambiente de
negócios único que afeta todos os seus participantes. Porter (2008) afirma que
existem cinco factores que influenciam a indústria de acordo com os seus
concorrentes: (1) Poder de negociação dos clientes (Bargainig power of buyers); (2) Poder de negociação dos
fornecedores (Bargaining power of
suppliers); (3) Ameaça de entrada de novos concorrentes (Threat from new entrants); (4) Ameaça
de entrada de substitutos (Threat of
substitutes); (5) Rivalidade entre concorrentes (Rivalry among existing competitors) (Porter, 2008).
Para a HAS, isto significa que a sua
indústria apresenta-se como:
Poder de negociação
dos clientes (Bargainig power of buyers) (Alto/High)
- Fácil acesso às diferentes ofertas disponíveis no mercado que resulta em uma eliminação de intermediários;
- Internet Businesses que descobrem as melhores ofertas, o que resulta em uma diminuição nos custos de mudança assim como a fidelidade;
- Grandes expectativas nas novas inovações tecnológicas e na respectiva experiência com o produto/serviço.
Poder de negociação
dos fornecedores (Bargaining power of
suppliers) (Médio/Medium)
- As unidades hoteleiras apresentam alguma dependência dos seus fornecedores. No entanto, não é o suficiente para apresentar grande perigo à empresa, pois apresentam baixos custos de mudança;
- Podem existir problemas legais relacionados com o uso de aplicações digitais (ex. Proteção de dados e hackers).
Ameaça de entrada de novos
concorrentes (Threat from new entrants) (Alto/High)
- A entrada de novos negócios pode ser feita facilmente, devido aos diferentes níveis de comodidades e de serviços digitais;
- Maior facilidade na criação de plataformas digitais;
- Novas estratégias de angariação de clientes.
Ameaça de entrada de
substitutos (Threat of substitutes) (Alto/High)
- Grandes hipóteses de se iniciarem novos negócios e terem sucesso, devido aos diversos tipos de serviços, comodidades e preços. Adicionalmente a internet amplia a escolha;
- Inovação na tecnologia, marketing, apoio ao cliente e nas mais diversas atividades hoteleiras;
- Baixos custos de troca de uma unidade para outra.
Rivalidade entre concorrentes (Rivalry among existing competitors) (Alto/High)
- Existência de diversas ofertas nos canais online, o que faz com que as unidades hoteleiras baixem o preço ou serviços para criar vantagem sobre os seus concorrentes;
- Criação de novos modelos digitais low-cost;
- Tanto o mercado hoteleiro, como o mercado digital estão altamente expostos, permitindo assim às empresas, uma constante análise e acompanhamento dos seus concorrentes.
Podemos concluir, que a indústria hoteleira atua sobre um extenso ambiente económico. Na oferta de unidades hoteleiras encontra-se uma vasta diversidade de ofertas, onde terão que estar sempre a par das últimas inovações para serem bem sucedidas. A HAS, situa-se nesta indústria com o objetivo de melhorar os serviços das unidades
hoteleiras, tanto para as empresas, como para os seus hóspedes.
No próximo post iremos falar sobre a estratégia de marketing
da HAS. Estejam atentos!
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Referência:
Porter, M. (2008) "The five competitive forces that shape strategy", Harvard Business Review, Vol. 86 No 1, pp. 78-93
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