HAS- A NOSSA INDUSTRIA


Devido aos seus serviços, as unidades hoteleiras desempenham um papel importante no turismo de uma região e país.

Estudos realizados no passado mostram que serviços e industrias possuem diversas variáveis tais como, preço, rendimentos, número de concorrentes, entre outros, que afetam o funcionamento e o life-cycle dos respetivos sectores (Klepper, 1996).



No seguimento da análise das variáveis da industria hoteleira, a HAS considera como um dos seus métodos de avaliação a seguinte Análise SWOT: 

Pontos Fortes (Strengths):
  • Diversidade nas experiências que as unidades hoteleiras proporcionam. Em alguns casos, as unidades hoteleiras fazem parte das próprias atrações culturais;
  • Ampla gama de serviços;
  • Controlo autônomo nas operações internas das unidades hoteleiras.


Pontos Fracos (Weaknesses):
  • Necessidade de rápida adaptação às constantes evoluções/inovações do mercado;
  • Economias de escala devido aos grandes grupos hoteleiros que fadigam o mercado com excesso de marca;
  • Custos elevados de manutenção e staff.


Oportunidades (Opportunities):
  • Aparecimento de novos modelos de unidades hoteleiras, como por exemplo Boutique Hotéis e Design Hotéis;
  • Inovação de programas que permitam aumentar os gastos dos hóspedes;
  • Complementar com as necessidades dos novos tipos de hóspedes (ex. Turismo de qualidade, turismo tradicional, hotéis sustentáveis, entre outros).


Ameaças (Threats):
  • Grandes cadeias hoteleiras dominam o mercado;
  • Excesso de concorrência;
  • Aparecimento de unidades hoteleiras low-service.




No próximo post iremos analisar a atratividade da indústria da HAS. Estejam atentos!


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Referências:

Klepper, S. (1996), "Entry, Exit, Growth and Innovation Over the Product Life Cycle", The American Economic Review,Vol. 86, No. 3, 562-583

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