HAS- A NOSSA INDUSTRIA
Devido aos seus serviços, as unidades hoteleiras desempenham
um papel importante no turismo de uma região e país.
Estudos realizados no passado mostram que serviços e industrias
possuem diversas variáveis tais como, preço, rendimentos, número de concorrentes,
entre outros, que afetam o funcionamento e o life-cycle dos respetivos sectores (Klepper, 1996).
No seguimento da análise das variáveis da industria
hoteleira, a HAS considera como um
dos seus métodos de avaliação a seguinte Análise SWOT:
Pontos Fortes (Strengths):
- Diversidade nas experiências que as unidades hoteleiras proporcionam. Em alguns casos, as unidades hoteleiras fazem parte das próprias atrações culturais;
- Ampla gama de serviços;
- Controlo autônomo nas operações internas das unidades hoteleiras.
Pontos Fracos (Weaknesses):
- Necessidade de rápida adaptação às constantes evoluções/inovações do mercado;
- Economias de escala devido aos grandes grupos hoteleiros que fadigam o mercado com excesso de marca;
- Custos elevados de manutenção e staff.
Oportunidades (Opportunities):
- Aparecimento de novos modelos de unidades hoteleiras, como por exemplo Boutique Hotéis e Design Hotéis;
- Inovação de programas que permitam aumentar os gastos dos hóspedes;
- Complementar com as necessidades dos novos tipos de hóspedes (ex. Turismo de qualidade, turismo tradicional, hotéis sustentáveis, entre outros).
Ameaças (Threats):
- Grandes cadeias hoteleiras dominam o mercado;
- Excesso de concorrência;
- Aparecimento de unidades hoteleiras low-service.
No próximo post iremos analisar a atratividade da indústria
da HAS. Estejam atentos!
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Referências:
Klepper, S.
(1996), "Entry, Exit, Growth and Innovation Over the Product Life
Cycle", The American Economic Review,Vol. 86, No. 3, 562-583
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